quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

1° Concurso de Berrante em Marcelândia 2009. UM POUCO DA HISTÓRIA DO BERRANTE








O “Concurso de Berrante” é um evento cultural popular que acontecerá em Marcelândia, durante o mês de setembro, que também é o mês da cavalgada tradição de Marcelândia.
A professora Maria Cristina Balielo propõem a realização do evento cultural envolvendo as várias formas de manifestações culturais: música, dança, comida típica.
O evento “Concurso de Berrante” pretende se tornar um dia oficial pertencente ao calendário de eventos de Marcelândia incentivando o turismo e promovendo a integração dos Municípios da região de Marcelândia, resgatando a cultura do berrante representado pelos  Tropeiros responsáveis pelo povoamento da região centro oeste.

UM POUCO DA HISTÓRIA DO BERRANTE

Para alguns, uma paixão e para outros apenas o desconhecido. De qualquer forma  Berranteiro ou ponteiro é que toca berrante, vai à frente da boiada. Os bons berranteiros conseguem executar música popular em seu instrumento.
O berrante utilizado pelos peões de boiadeiro, ele emite sons agudos e graves, e cada toque é uma senha, avisando a hora do almoço, o toque de recolher, toque de perigo e orienta o sinueiro (boi que comanda a boiada, boi experiente, esperto).
O som do berrante é contagiante, conquistam mundos, corações, religiões, rádios, TV, jornais, cabalgadas.
  Não tem paleta, corda, teclado. A nota é dada na boca do berranteiro e cada berranteiro cria um estilo próprio e trazem saudades, alegrias, emoções e às vezes leva lágrimas. 
O berrante emite um som forte e grave, porém aveludado pode não parecer tão agradável para alguns, mas tem toda sua beleza.
 Conseguir tirar um belo som do berrante exige muita habilidade do berranteiroa é a história do instrumento que faz parte da vida dos boiadeiros.  
Hoje, embora nem tanto utilizado para esta finalidade, o berrante ainda encanta muitas pessoas que curtem o sertanejo. Pena que o progresso tenha decretado o fim do chamado “transporte elegante das boiadas”, restando dos peões de boiadeiro apenas as lembranças o berrante dependurado na parede e as saudades.
Não é à toa que as mais belas modas de viola usam o toque de berrante, legítimas manifestações do rico universo cultural do homem do campo, que nos fazem chorar de emoção, têm como tema a vida do peão de boiadeiro. Disso são exemplos as modas: “Boi Soberano”, “Ponteiro de Boiada”, “O Menino da Porteira”, “Boi Fumaça”, “Os Três Boiadeiros”, “A Volta do Boiadeiro”, “Saudosa Vida de Peão”, “Berrante de Ouro”, “Mágoa de Boiadeiro”, “Velho Peão”, “Travessia do Araguaia”. O imaginário do boi povoa a história regional, suas estradas antigas, seus velhos municípios, a economia e a história, geralmentete além de outras tantas que nem daría para enumerar neste espaço exígüo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário